Economia de energia.

Tecnologia LED: sinônimo de economia de energia

Quando falamos em economia no âmbito da iluminação, automaticamente pensamos na tecnologia LED e isso é totalmente natural, pois, ele revolucionou o mercado, trazendo vantagens que vão além da redução dos custos.

Dentre seus principais benefícios, estão:

  • Economia direta de energia;
  • Eficiência energética;
  • Versatilidade e praticidade;
  • Vida útil elevada (menos descarte);
  • Menos manutenção;
  • Mais segurança (mais luz e mais visibilidade nos ambientes);
  • Descarte ecológico com a ausência de metais nocivos à natureza;
  • Diminuição da emissão de CO2 na Atmosfera;
  • Facilidade de integração e desenvolvimento de outras tecnologias, como dimerização e sensores de luminosidade.

______________________________________________________________________________

O LED não veio sozinho

O LED facilitou a integração e o desenvolvimentos de outras tecnologias, que por sua vez, trouxeram ainda mais vantagens como maior economia, conforto visual e automação.

 

Dimerização: através da emissão de luz em diferentes intensidades, a dimerização permite maior flexibilidade e domínio da iluminação nos espaços. Além de proporcionar maior conforto e tornar os ambientes mais agradáveis, o controle da iluminação assegura uma maior economia de energia, devido a diminuição da potência da luminária.

 

 

 

Sensores de Luminosidade: a combinação entre dimerização e sensores de luminosidade permite o controle automático da intensidade da iluminação artificial, compensando a luz natural em determinadas horas do dia. Ou seja, nos momentos em que há mais luz natural, automaticamente a iluminação artificial diminui e, nos momentos em que há menos luz natural, a iluminação artificial aumenta.

Conheça o funcionamento dos sensores de luminosidade:

 

 

Sensores de Presença: em quase 100% das ocasiões, não há sentido manter o ambiente iluminado sem a presença de pessoas. Os sensores de presença acionam de forma automática as luminárias somente ao detectarem movimento, garantindo assim que não haja consumo desnecessário de energia.

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – 5 passos para calibrar o Sensor de Luminosidade

______________________________________________________________________________

Os benefícios do uso combinado entre as tecnologias na iluminação

O uso combinado das tecnologias na iluminação é a garantia de economia no consumo de energia.

O gráfico abaixo representa um estabelecimento que abre às 07:00 e fecha às 21:00. É possível perceber que a luminosidade é a mesma durante o dia todo, enquanto o consumo ocorre apenas nos momentos de pouca luz natural.

Além da economia direta no consumo de energia, existem outras vantagens de combinar o uso do LED, dimerização e sensores:

  • Vida útil: como falamos, o uso em conjunto dessas tecnologias oferece economia direta no consumo de energia, mas, além disso, ela aumenta a vida útil dos produtos.
  • Sustentabilidade: empresas preocupadas com o consumo consciente e o meio ambiente obtém vantagem competitiva e agregam valor à sua imagem.
  • Segurança: ambientes com iluminação adequada oferecem maior segurança e contribuem na diminuição de acidentes.
  • Produtividade: um ambiente com excelente iluminação, favorece a concentração dos colaboradores, aumentando a produtividade nas empresas.

______________________________________________________________________________

Mais do que economia de energia, sustentabilidade 

Além de toda economia financeira, o uso combinado das tecnologias na iluminação torna as empresas mais sustentáveis e ecologicamente corretas.

Consumo consciente, sustentabilidade e ecologia são temas que vêm se tornando cada vez mais comuns. Hoje, eles são amplamente explorados em veículos de comunicação, empresas, ONGs e até em conversas informais entre familiares e amigos.

A causa é extremamente séria, pois, é motivada pela preocupação com o futuro do planeta e da humanidade.

Estudos apontam que as novas gerações possuem entre seus principais valores a preocupação com os recursos naturais e que, inclusive, isso influencia na escolha das marcas dos produtos e serviços que consomem.

Ser sustentável na atualidade se tornou valor percebido para as empresas. Por isso, a cada dia elas investem em práticas e em produtos que reforcem sua imagem de ecologicamente corretas.

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Economize energia com sensores e dimerização de luminárias LED

______________________________________________________________________________

ONDE EU POSSO UTILIZAR A COMBINAÇÃO DE LUMINÁRIAS LED DIMERIZÁVEIS, SENSORES DE PRESENÇA E DE LUMINOSIDADE?

O uso combinado dessas tecnologias pode ser utilizado em inúmeros ambientes. Para exemplificar melhor, separamos alguns.

______________________________________________________________________________

Supermercados e grandes varejos

Locais que possuem grande incidência de luz natural podem economizar utilizando sensores de luminosidade em conjunto com luminárias LED dimerizáveis.

O sistema permite o equilíbrio automático, mantendo a loja sempre bem iluminada, garantindo o destaque dos produtos e o bem-estar dos clientes em todos os momentos do dia.

Em banheiros, estacionamentos e áreas de acesso restrito também é possível economizar energia incluindo sensores de presença, maximizando a iluminação apenas nos períodos nos quais há pessoas nos espaços.

Assista no vídeo abaixo o case Lumicenter: Sensores de Luminosidade em Supermercados:

______________________________________________________________________________

Indústrias

A energia elétrica é um dos vilões dos custos na área industrial e, grande parte desse consumo não pode ser evitada, pois, é proveniente de máquinas que necessitam estar em funcionamento o máximo de tempo possível.

Portanto, o uso inteligente das tecnologias na iluminação surge como uma excelente alternativa.

A combinação de luminárias LED dimerizáveis, sensores de luminosidade e de presença permite uma grande economia de energia através da diminuição automática da potência da luminária conforme a incidência de luz natural no ambiente e/ou presença de pessoas.

A iluminação adequada em todos os momentos do dia proporciona maior conforto visual aos colaboradores, o que influencia diretamente na produtividade e na segurança.

______________________________________________________________________________

Ambientes Corporativos

Com o avanço da tecnologia, os ambientes corporativos diminuíram significativamente o armazenamento de papéis e isso exigiu uma redução natural nos tamanhos e modelos de escritórios, que até então seguiam basicamente um mesmo padrão.

Em paralelo, temos o surgimento de um novo perfil de profissionais que priorizam ambientes personalizados, que favoreçam o coletivo, reflitam seu estilo e sejam um complemento da sua vida pessoal.

A arquitetura corporativa buscou formas de atender essas necessidades e a iluminação foi uma das principais soluções encontradas para criar ambientes únicos, estimulantes e agradáveis.

O uso inteligente das tecnologias na iluminação acompanhou todo esse processo e, hoje, é capaz de oferecer excelente conforto visual para colaboradores que passam boa parte do dia no escritório, além gerar economia e contribuir para o consumo consciente, diferencial valorizado pelos novos profissionais.

______________________________________________________________________________

Instituições de ensino

Uma boa iluminação faz com que os níveis de concentração aumentem e, consequentemente, a capacidade de memorização e aprendizagem melhorem.

A combinação entre a luz natural e a artificial é perfeita para isso, proporcionando um ambiente iluminado de maneira uniforme em todos os momentos do dia, favorecendo tanto os alunos mais próximos às janelas, quanto aos que estiverem mais distantes. Com os sensores de luminosidade isso é possível de forma automatizada.

Já com os sensores de presença é possível garantir que as luzes fiquem acesas apenas na presença de pessoas, ou seja, quando todos saírem da sala de aula, as luzes se apagarão automaticamente.

Através da iluminação inteligente com o uso de sensores, instituições de ensino podem acelerar a capacidade de aprendizagem e dar um bom exemplo de sustentabilidade para seus alunos, ao mesmo tempo em que economizam e podem investir em outros projetos e ações.

______________________________________________________________________________

A Lumicenter possui a solução completa: Luminárias LED Dimerizáveis, Sensores de Luminosidade, Sensores de Presença, Dimmer e acessórios.

Consulte nossa equipe comercial.