Uma obra sustentável

A RAC Engenharia sempre buscando tecnologia e inovação como diferencial na execução dos seus trabalhos, também está preocupada com a utilização dos recursos naturais de maneira sustentável. Prova disto que é uma reconhecida empresa de mercado que detém know how na execução de obras com certificações sustentáveis.

Localizado na cidade de Curitiba (PR), o escritório da RAC Engenharia se destaca como ícone de tecnologia e inovação dentro do conceito de sustentabilidade. A nova sede é autossustentável em água e energia. Toda a edificação funciona através de geração de energia solar, potabilização de água da chuva e tratamento de resíduos de esgoto sanitário.

Na edificação, todas as soluções de Green Building foram implantadas: sistema mecânico, sistema hídrico, sistema elétrico, paisagismo, projeto luminotécnico, incluindo práticas de sustentabilidade de seus usuários.

Possuem certificação Leed Platinum com maior pontuação atingida em toda a América Latina, além do prêmio Saint Gobain na categoria conforto. Atualmente, a sede da RAC se destaca na paisagem do bairro, como o mais novo ícone de tecnologia e inovação dentro do complexo conceito de sustentabilidade.
Um dos pilares dos projetos sustentáveis RAC é a energia limpa. A sede da atingiu eficiência energética, com o uso da chamada inteligência arquitetônica e arquitetura bioclimática que prevê a redução da iluminação artificial e da necessidade de sistemas de climatização.

Para compor a iluminação desse projeto foram escolhidas luminárias LED da Lumicenter. O escopo de produtos deixou o escritório ainda mais moderno e incluiu modelos aletados e sem aletas, luminárias wall washers, downlights e spots, que por serem opções extremamente eficientes contribuíram para o alcance da eficiência energética desejada.

Na sala da diretoria foram utilizados os spots SR16-S customizados e as luminárias aletadas EAA01-S para iluminação geral. Já nos escritórios foram aplicadas as LAN02-E e os downlights EF70-S . Nas modernas salas de reunião foram utilizadas as luminárias EAA02-E e EF70-S . Por sua vez, as luminárias WW01-S foram customizadas para dar destaque aos quadros e iluminar as saídas do elevador.

 

obras