A tecnologia Tunable White é uma grande tendência e faz parte de um movimento chamado Human Centric Lighting, que coloca as necessidades fisiológicas do homem como foco central no âmbito da iluminação.

Essa tecnologia, que foi impulsionada pelo avanço do LED, possibilita que a temperatura de cor da luz varie automaticamente de quente para fria e vice-versa, de acordo com o que foi programado previamente. Isso permite manipular a iluminação de acordo com a necessidade de cada horário e ambiente.

Com a Tunable White é possível simular o ciclo diário do sol, ajudando a regular o ciclo circadiano, mais conhecido como relógio biológico. Essa alternativa é excelente para pacientes internados em quartos hospitalares e UTIs que ficam sem acesso à iluminação natural e, por isso, ficam com suas funções fisiológicas desreguladas, visto que a luz do sol tem influência direta no correto funcionamento do ritmo circadiano.

Inúmeros estudos indicam que essa tecnologia pode oferecer benefícios como:

  • Melhora no bem-estar geral;
  • Favorece o estímulo à correta liberação de hormônios como o cortisol;
  • Mais qualidade do sono;
  • Melhor performance no ambiente de trabalho;
  • Contribui para a redução do estresse;
  • Colabora na aprendizagem;
  • Pode ajudar na resposta a tratamentos médicos;
  • Proporciona o ajuste do relógio biológico.

 

O vídeo abaixo foi gravado no quarto de um hospital em Curitiba-PR que utiliza luminárias Lumicenter com tecnologia LED Tunable White.

A captação das imagens foi realizada entre 06h e 19h, e mostra perfeitamente a variação da temperatura de cor de 3.000K a 6.000K, simulando o ciclo do sol durante o dia, assista:

Foram utilizadas as luminárias LHT43 com customização para Tunable White 3000K – 6000K.

 

Você sabe o que é ciclo circadiano?

O ciclo circadiano, mais conhecido como relógio biológico, é um mecanismo inerente a todos os seres vivos, responsável por regular todas as atividades do organismo como horários do sono e alimentação, além de controlar a produção de hormônios como o cortisol e a melatonina.

Seu funcionamento está diretamente ligado à influência da luz natural e do ciclo do sol. Por exemplo, no início e no final do dia, o sol possui uma luz de temperatura de cor quente, o que gera uma sensação de relaxamento, enquanto que por volta do meio dia a temperatura de cor é mais fria, proporcionando um estado de performance mais apurada e maior atenção às atividades.

Para a saúde, é fundamental que o ciclo circadiano esteja devidamente sincronizado, contribuindo assim para que todas as funções biológicas funcionem corretamente.

_____________________________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Ciclo Circadiano rendeu o Nobel de Medicina a três pesquisadores americanos em 2017

_____________________________________________________________________________________________

 

Além do ambiente hospitalar, as luminárias LED Tunable White podem ser utilizadas em residências, escritórios, instituições de ensino, entre outros.