Lumicenter - Iluminação LED para supermercado
No varejo a iluminação é responsável por direcionar o olhar dos clientes!

Quando bem planejada e alinhada à estratégia da loja, a iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados e outros ambientes de varejo.

Um produto bem iluminado atrai olhares e chama atenção, o que influencia diretamente no sucesso de vendas de um supermercado, além disso, a utilização de luminárias adequadas tornam o ambiente comercial mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência das pessoas dentro da loja.

Os projetos de iluminação para supermercados devem ser bem planejados e estudados, tanto nos aspectos técnicos quanto psicológicos, para atender às normas de iluminação e oferecer bem-estar para aos clientes. Diversos são os aspectos a serem levados em conta na hora de realizar o projeto de iluminação e escolher as luminárias mais adequadas, tais como: tecnologia dos modelos (LED ou convencional), aplicação, curva de distribuição luminosa, temperatura de cor, índice de reprodução de cor, potência e fluxo luminoso. A tecnologia LED oferece inúmeros benefícios para ambientes como supermercados como, por exemplo, melhor reprodução de cores, redução de custos com energia e manutenção, e preservação dos produtos expostos.

Lumicenter - Projeto Luminotécnico Supermercado

Projeto Luminotécnico de Supermercado

 A iluminação LED, com altos índices de reprodução de cor,  influencia positivamente no desempenho das vendas do varejo, pois, como abordamos no post “Reprodução de cores: Métodos de avaliação das fontes luminosas”, o IRC é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte luminosa. Quanto melhor a aparência dos produtos, maiores são as chances de vendas!

Para obter uma iluminação geral mais homogênea no salão de vendas invista em modelos para pé-direito elevado com facho mais aberto e fluxo luminoso acima de 8000lm, preferencialmente com temperatura de cor de 4000K ou 5000K. Modelos com difusor oferecem uma luz mais homogênea e difusa, excelente para proporcionar bem-estar e receptividade.

A iluminação de destaque é muito utilizada para valorizar produtos na área de hortifruti, panificadora e áreas nobres como adega. Para isso, opte por luminárias como spots e downlights orientáveis LED com temperatura de cor de 3000K ou 4000K e fachos médios os fechados, dando assim mais destaque aos produtos.

Ambientes como frigoríficos e área de preparos de alimentos necessitam de luminárias herméticas e com alto grau de proteção (igual ou superior a IP65), para facilitar a limpeza e manutenção do ambiente.

 

Sensores e Dimerização de luminárias LED permitem economizar ainda mais energia

Para reduzir ainda mais o consumo de energia, é possível aliar luminárias LED dimerizáveis com sensores de luz natural. A combinação permite o controle automático da intensidade de luz emitida para o ambiente, através do gerenciamento da iluminação artificial compensando a luz natural de acordo com a intensidade luminosa necessária em determinadas horas do dia.

Em banheiros, estacionamentos e áreas de acesso restrito também é possível economizar energia incluindo sensores de presença, acionando a iluminação apenas nos períodos nos quais há pessoas no espaço.

A Lumicenter oferece soluções LED para todos os ambientes de supermercado!