Um projeto com aproveitamento inteligente da iluminação natural torna a sua empresa mais sustentável e permite a economia na conta de energia.

 

 

O Brasil é um país privilegiado com a quantidade de luz solar disponível e, embora nem sempre saibamos aproveitá-la ao máximo, o uso de luz natural em edificações tem se tornado uma tendência para empresas que buscam eficiência energética.

Além disso, diversos estudos já comprovaram a importância da luz solar para o bom funcionamento do corpo humano, que estimula mental e visualmente e impacta diretamente na produtividade das pessoas.

Escritórios, shoppings, lojas, supermercados e outros ambientes que utilizam soluções para aproveitar a incidência de luz natural, como janelas amplas e claraboias, possuem espaços mais agradáveis e estimulantes.

Economize energia com sensores e dimerização de luminárias LED

É necessário atentar-se para a importância de aliar o uso da iluminação natural com o controle da intensidade de luz em um espaço. De nada irá adiantar ter luz natural se você não puder controlar a iluminação artificial, economizando energia através do ajuste de luz em todos os períodos do dia.

A dimerização controla a intensidade da luz e permite uma grande economia de energia devido à diminuição da potência da luminária.

No caso de luminárias a LED, este ajuste ocorre através da comunicação entre um driver dimerizável e um dispositivo controlador (sensores, controles remotos, interruptores, centrais de controle, etc).

A combinação da dimerização com sensores de luz natural traz uma economia de energia ainda maior. Através do controle automático da intensidade de luz emitida para o ambiente, é possível gerenciar a iluminação artificial compensando a luz natural de acordo com a intensidade luminosa necessária em determinadas horas do dia.

Como isso funciona?

É simples, primeiro você regula os sensores para a quantidade de luz que você quer ter sempre no seu ambiente. Depois de regulados, os sensores de luz natural captam a quantidade de luz e automaticamente regulam a iluminação artificial, deixando o ambiente sempre bem iluminado.

Como economiza energia?

Uma luminária sem sensor fica ligada na potência máxima durante o dia inteiro, uma luminária com sensor utilizará apenas a potência necessária para complementar a luz natural.

Como usar?

Existem duas possibilidades de aplicação:

– Diversas luminárias conectadas a um sensor, com limite máximo de 50 drivers dimerizáveis para cada sensor. Nesta opção os sensores devem ser distribuídos de maneira que garantam a cobertura de todo o ambiente;

– Solução Stand Alone. Nesta opção cada luminária LED é equipada com sensor individual, já embutido no corpo da luminária. Neste caso, a vantagem é a facilidade de instalação e a garantia de cobertura de todo o ambiente.

A Lumicenter oferece luminárias LED com driver dimerizável e sensores de luminosidade. Consulte nossa equipe comercial.