Lumicenter - Luminotécnica - Conceitos e Aplicações de Luminotécnica - Parte 1

O estudo científico da luz em suas aplicações, considerando os aspectos ambientais e biofísicos da iluminação, ou seja, os efeitos da luz sobre os seres vivos e suas atividades, é conhecido hoje como Luminotécnica.

Como iluminar adequadamente um ambiente considerando as diferentes necessidades das pessoas, e as atividades por elas realizadas?

A tarefa de especificar luminárias deve garantir uma iluminação ideal e de qualidade, e para isso é necessário ponderar:

As necessidades humanas 

– Desempenho visual;
– Conforto visual;
– Saúde e bem-estar;
– Segurança;
– Estética.

As necessidades do Ambiente / Arquitetura

– Forma e composição;
– Estilo, as luminárias devem estar de acordo com a decoração / arquitetura;
– Integração com a iluminação natural;
– Características das superfícies;
– Pontos de destaque e interesse;
– Normas técnicas e legislação.

Os custos

– Instalação;
– Manutenção;
– Operação;
– Consumo de energia.

Ou seja, é precisar notar e avaliar:

– O uso que se faz dos ambientes (qual é a atividade que se desenvolve no ambiente, exemplos: sala de aula, indústria, área de circulação, estacionamento, etc).
– O perfil dos usuários do ambiente (jovens, idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, etc.).
– O quê, o porquê, onde e para quem se pretende iluminar.

Através desta avaliação, podemos propor muitas soluções, como por exemplo:

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A economia de energia obtida pela substituição de sistemas de iluminação antigos e onerosos por sistemas com menor consumo energético e com maior tempo de vida, na maioria dos casos, cobre os custos do investimento para o novo sistema de iluminação em poucos meses (Cálculo de Payback/Retorno de Investimento).

PRODUTIVIDADE

Ao avaliar as atividades desenvolvidas nos ambientes, o perfil das pessoas que as executam e aplicar a norma para iluminância de interiores (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1: 2013), é possível obter um sistema mais eficiente e confortável, ergonomicamente elaborado e capaz de facilitar a execução das tarefas e aumentar assim a produtividade.

BEM-ESTAR, FAVORECER AS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS DOS SERES HUMANOS

A iluminação tem influência direta no corpo humano e está diretamente relacionado ao humor, bem-estar e saúde das pessoas. Com uma boa iluminação é possível transformar espaços em ambientes estimulantes e dinâmicos. É possível fazer com que as pessoas permaneçam por mais ou menos tempo em um determinado ambiente, o que auxilia a dinâmica das atividades.

 REALÇAR A ARQUITETURA

Através da composição de luz e sombra podemos valorizar, ou não, objetos e formas na arquitetura. Unindo expressão de arte e conhecimento técnico é possível criar sensações nas pessoas e diferentes percepções dos espaços.

 DESTACAR E VALORIZAR PRODUTOS

Com a iluminação é possível destacar produtos de forma a criar estímulo de compra. Bem planejada, influencia diretamente no sucesso de vendas e deve ser pensada de acordo com a identidade da loja, e criar um ambiente que envolva o público com seus produtos. É importante lembrar que a iluminação interfere diretamente nas cores percebidas no ambiente e produtos. Por isso, é altamente recomendado o uso de LED.

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Iluminação LED: Das Lâmpadas aos Lúmens

______________________________________________________________________________

 


——–

FIQUE POR DENTRO

Lumicenter - Artigo Relacionado - Conceitos básicos de iluminação - Conceitos e aplicações de luminotécnica - Parte 2

Lumicenter - Artigo - Drivers e a vida útil dos LEDS