Lumicenter - Luminotécnica - Conceitos e Aplicações de Luminotécnica - Parte 2

Conceitos básicos de iluminação – Parte 2

Para entender alguns elementos de iluminação, é necessário falar sobre grandezas e conceitos importantes:

Luz:

Responsável por produzir a sensação visual, é a energia emitida por corpos luminosos que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas, situadas entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Essas ondas atuam sobre a retina do olho humano e estimulam uma resposta que produz a sensação visual.

Fluxo Luminoso

Quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa para todas as direções, em sua tensão nominal de funcionamento. A unidade de medida do fluxo luminoso é o lúmen (lm), representado pelo símbolo ɸ.

Candela

Admitida pelo símbolo I, a unidade candela (cd) representa a Intensidade Luminosa. É a concentração de luz em uma direção específica, radiada por segundo.

Lux

Representada pelo símbolo E, é o fluxo luminoso incidido sobre uma superfície situada a certa distância, ou seja, é resultado de uma fonte luminosa que incide em determinada área iluminada. A sua unidade (lux) indica a Iluminância ou Nível de Iluminação, e pode ser medida através de um luxímetro.

Luminância

É a definição para a intensidade luminosa (cd) produzida ou refletida por unidade de área (m²) de uma superfície em uma dada direção. Sendo assim, Luminância é toda a luz que os olhos humanos enxergam, é a concentração de luz de uma fonte luminosa reproduzida por uma superfície iluminada. Ela depende do ângulo de visão entre o plano e o observador, da superfície aparente do objeto e do índice de reflexão dele. Essa relação é dada em candelas por metro quadrado (cd/m²) e é representada pelo símbolo L.

Eficácia Luminosa (Eficiência Luminosa)

Útil para averiguar qual fonte luminosa é mais eficaz, é calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lumens e a potência consumida pela fonte em Watts, portanto, sua unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Quanto maior o número de lumens por Watts, mais eficaz é a fonte luminosa.
Gostaria de saber o que devemos ponderar para obter uma iluminação de qualidade? Clique aqui

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Iluminação LED: Das Lâmpadas aos Lúmens

______________________________________________________________________________

 


——–

FIQUE POR DENTRO

Lumicenter - Artigo Relacionado - Conceitos básicos de iluminação - Conceitos e aplicações de luminotécnica - Parte 1

Lumicenter - Artigo - Drivers e a vida útil dos LEDS