Você utiliza a iluminação natural a seu favor para economizar no consumo de energia?

A combinação entre dimerização e sensores de luminosidade permite o controle automático da intensidade da iluminação artificial, compensando a luz natural em determinadas horas do dia.

Ou seja, nos momentos em que há mais luz natural, automaticamente a iluminação artificial diminui e, nos momentos em que há menos luz natural, a iluminação artificial aumenta. Ao fim do mês é possível perceber uma economia significativa no consumo de energia.

Você poderá entender melhor com essa animação. Confira:

LEIA TAMBÉM – Economize energia com sensores e dimerização de luminárias LED

 

A instalação desse sistema é bastante simples e, para facilitar ainda mais, elaboramos um passo a passo com cinco etapas para calibrar corretamente os sensores e obter um ambiente com iluminação agradável e garantir a economia de energia.

Mas antes, conheça o sistema de conexão do sensor:

 

Siga atentamente todas as etapas:

1 – Execute o teste do sensor

Após realizar toda a instalação, utilize uma chave para girar LENTAMENTE o ajuste do sensor do + (Máximo) para o – (Mínimo). Repita o movimento para certificar-se que as luminárias estão dimerizando. Após finalizar essa etapa, e ter a certeza que estão dimerizando, deixe o ajuste do sensor no ponto máximo.

 

2 – Verifique a Luminosidade (Lux)

Durante a noite (sem luz natural), deixe todas as luminárias acesas e realize a medição da iluminância (Lux), preferencialmente com um luxímetro calibrado e em seguida anote o resultado. Importante: o luxímetro deve ficar na altura do plano de trabalho e não pode haver sombra sobre ele.

3 – Realize a calibração dos sensores

Gire lentamente o ajuste do sensor em direção ao mínimo até o ponto em que a luminária comece a dimerizar. Quando encontrar o ponto exato, volte o ajuste em 5º (cerca de 1mm) em direção ao máximo, conforme exemplo. Observe a posição final do ajuste do sensor e replique aos demais.

4 – Novo teste de luminosidade (Lux)

Após finalizar a calibração de todos os sensores, realize novamente a medição de luminosidade (Lux) para confirmar que os valores se mantêm os mesmos, caso contrário ajuste pontualmente os que tiverem iluminância (Lux) reduzida.

5 – Ajustes finais

Durante o dia (com luz natural), realize nova medição de luminosidade (Lux) para comparar os resultados. Se ficarem abaixo do esperado, ajuste o sensor para o máximo até que a iluminância (Lux) atinja o índice necessário. Repita esses últimos passos até alcançar a configuração adequada.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, nos envie um e-mail que teremos o prazer de lhe responder – comercial@lumicenter.com ou sac@lumicenter.com.

A Lumicenter oferece a solução completa, luminárias LED com driver dimerizável 0-10V e sensores de luminosidade 0-10V.