Lumicenter Lighting - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação

A notícia do momento é: você está perdendo vendas e nem percebeu isso!

Mesmo com todo seu esforço e dedicação em escolher um espaço, criar uma marca, selecionar pessoas e gerir produtos, existem técnicas que alavancam vendas e que merecem atenção especial na hora de projetar a estratégia. Uma dessas táticas é trabalhar com a iluminação.

Uma coisa é fato: a arquitetura de varejo tem a função de vender. Caso todos os estímulos comerciais e estratégias de vendas não trabalhem juntos, não adianta esperar que seus produtos se vendam sozinhos.

Por essas e outras, separamos dicas valiosas de iluminação que todo varejista deve ter na ponta do lápis, antes de esperar que um “milagre” aconteça na sua loja que, até então, ainda não conhece todos benefícios que um bom Projeto Luminotécnico pode proporcionar. Confira!

 

1. Quem não é visto não é lembrado

 

Lumicenter - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação - Loja Móveis Campo Largo - Iluminação Lumicenter ——– Na próxima vez que você entrar em um shopping ou em um centro comercial, repare na quantidade de lojas que estão tentando chamar a sua atenção, dos mais variados jeitos. Seja com iluminação, itens de decoração, arquitetura, design, portfólio de produtos e afins, todos estão cientes que a regra básica do varejo é impressionar o cliente logo no primeiro contato e, quanto mais atrativa for a loja, melhor.

Assim como é ótimo ser bem recebido em algum lugar, na sua loja não pode ser diferente. Lembre-se que a fachada é a “porta de boas-vindas” aos clientes. Não adianta expor produtos maravilhosos na sua fachada, sendo que existem interferências geográficas, empecilhos no caminho, fluxo contrário de pessoas ou carros e, o pior deles, seu produto não foi visto porque não estava bem iluminado.

Pense na iluminação como uma estratégia de vendas: O que não é visto, não é comprado. O que não é comprado, aumenta seu estoque. E aumento de estoque é prejuízo no seu fluxo financeiro.

 

2. Sua loja fica mais convidativa e o faturamento cresce

 

Lumicenter - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação - Shopping Pátio Batel - Iluminação Lumicenter ——– Para que o cliente possa se sentir confortável a partir do “chamado à loja” até a efetivação da compra, cada detalhe deve estar em perfeita harmonia, desde a identificação dos setores, das cores, revestimentos utilizados, fluxo da loja, posicionamento dos caixas, provadores, produtos em destaque e vitrines. Também sabemos que todo varejista tem suas particularidades e, por isso, é muito importante ter ciência se o estabelecimento tem interferências quanto a localização, nível socioeconômico do público, tipologia do espaço, e a maneira com o local será acessado.

Ou seja, quando o Projeto Luminotécnico é orientado com foco em aumento de vendas, o resultado são clientes que circulam naturalmente por todas as “áreas quentes” da loja, observam a qualidade dos produtos, reparam em detalhes e composições, e a decisão de compra reflete em um caixa cheio no final do dia.

 

3. Existe a iluminação certa para o departamento certo

 

Lumicenter - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação - Loja Eskala - Iluminação Lumicenter ——– Com certeza você deve ter se deparado com esta situação: chegou um produto novo, os vendedores expuseram-no na gôndola e, assim que o primeiro cliente entrou na loja, a atenção foi para qualquer outro produto, menos para aquele que você gostaria. Por mais que o cliente possa estar próximo ao produto, a iluminação foi capaz de direcionar a atenção para outro.

Por esse motivo, vale apena analisar quais são todas as etapas que o cliente deve passar pela sua loja, antes de traçar uma estratégia. Me acompanhe!

A vitrine é o primeiro impacto visual atrativo do cliente, que define a tipologia da loja e o público alvo que será atingido. Aqui a variação de iluminância média chega a ser de 500 a 3.000 lux. Isto significa que a vitrine precisa estar em destaque, mas a quantidade de luz varia conforme o conceito da loja. Experimente utilizar spots e downlights orientáveis com IRC 95 para realçar as cores.

O segundo passo é a iluminação geral da loja, que devem revelar o ambiente completo e seus respectivos detalhes. O Projeto Luminotécnico considera todos os itens de interferência, como elementos estruturais, mobiliários e cores das superfícies. De acordo com a norma ABNT NBR ISO /CIE 8995-1 2013, a faixa de iluminância média deve corresponder de 300 lux a 500 lux. Porém algumas lojas demandam níveis maiores de luz, superando até mesmo 1000 lux.

O próximo item é a iluminação de destaque, especial para direcionar olhares e despertar interesse. Assim como a vitrine, deve considerar uma boa reprodução de cores, mobiliários de promoção, manequins espalhados pela loja e produtos especiais.

Seguimos para os provadores, área determinante para a definição de compra e que nem todos os lojistas dão a devida atenção. Por exemplo, pense como a iluminação adequada pode permitir um reflexo de imagem agradável ao cliente e, consequentemente, impulsionar suas vendas! É aqui que a ação se concretiza! Recomenda-se que a iluminação deste espaço seja frontal e difusa, ajudando assim a evitar sombras indesejadas.

Por fim, chegou a vez dos caixas. Local que deve ser objetivo, de fácil visualização (mínimo de 500 lux) e sem deixar nenhum resquício de dúvida aos clientes. Nada mais desagradável do que perder uma venda pelo fato do cliente não encontrar a última etapa do processo.

 

4. A sensação de amplitude da loja aumenta e o conforto visual também

 

Lumicenter - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação - Loja Eskala - Iluminação Lumicenter ——– Como vimos, um ambiente não é feito apenas de iluminação geral. A qualidade do espaço pode ser medida pela temperatura, conforto visual, ventilação, acústica e como a iluminação foi projetada e instalada em todos os pontos. Em outras palavras, quanto menor for o esforço físico que o olho humano terá que fazer para se adaptar ao ambiente, melhor será a execução da atividade em questão.

E este conforto visual não é por acaso. De acordo com artigo publicado na Revista Potência, quando um Projeto Luminotécnico é desenvolvido por um profissional especializado, deve atender a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 2013 referente à iluminação de ambientes de trabalho, que compreende orientações técnicas como níveis de iluminância mínimos, IRC (índice de reprodução de cores), contrastes, níveis de ofuscamento e temperatura de cor adequada.

Durante o ato da compra, nem todo mundo percebe. Mas como você não é todo mundo (já dizia a sua mãe), quem não gosta da sensação de encontrar o produto que precisava, no momento certo e ainda sair da loja com um sentimento agradável aos olhos, não é mesmo?

 

5. Você economiza energia e o seu bolso agradece

 

Lumicenter - Iluminação LED para Varejo - 5 motivos para trocar sua iluminação - Loja Móveis Campo Largo - Iluminação Lumicenter ——– Empreender nunca foi tão desafiador! Além de tantas burocracias nessa vida varejista, a energia está cada vez mais cara, ainda mais com as bandeiras tarifárias, o apelo pela sustentabilidade também cresce, e por estes motivos também aumenta a necessidade de redução do consumo energético.

Tanto a nível de consumo de energia quanto eficácia luminosa, o uso da iluminação LED é mais eficiente, em alguns casos a economia atinge até 80% no médio e longo prazo. Além disso, é importante ressaltar a durabilidade do LED que é até 50 vezes maior que uma lâmpada convencional, o que reduz custos com manutenção e operação.

As Luminárias LED da Lumicenter passam por rigorosos testes de qualidade e em condições extremas, para que a sua loja possa contar com a melhor solução de iluminação, com o efeito certo no produto certo, e para alavancar seu faturamento em todas as etapas do processo de venda, de modo que seu ROI possa acontecer em curto/médio prazo.

 
Vamos conversar? Preencha seus dados no formulário abaixo para receber mais informações sobre como impulsionar as vendas por meio da iluminação.

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Pátio Batel é iluminado com produtos da Lumicenter

______________________________________________________________________________

 


——–

FIQUE POR DENTRO

Iluminação LED para Varejo - Valoriza as lojas e desperta interesse

Case de Sucesso - Iluminação LED para Varejo - Obra 100% LED: Loja Campo Largo