Lumicenter Lighting - Iluminação LED para Varejo - 5 dicas de iluminação que todo varejista deveria saber

Adaptado do Portal Lux Review

Quando você passeia por um shopping ou por uma rua cheia de lojas, com certeza já deve ter reparado que algumas se destacam mais do que as outras. E a pergunta que fica é: entre tantos anúncios e interferências visuais, como algumas lojas conseguem se destacar TANTO comparado a outras?
Existem algumas dicas que podem te ajudar a se sobressair da concorrência. Acompanhe!

 

1. Trabalhe com as camadas de luz

No mundo varejista, um projeto básico de iluminação conta com dois elementos básicos: a iluminação ambiente e a iluminação de destaque. O segredo para criar uma iluminação customizada na sua loja está na habilidade em fazer com que os produtos se destaquem da iluminação geral, fazendo com que as mercadorias estejam em evidência para os clientes que estiverem dentro, ou passando na frente da sua loja.

 

2. A iluminação deve seguir a sua identidade visual

Perceba que cada loja tem um jeitinho particular para chamar a atenção do público. Inclusive a sua.
Tanto a iluminação geral, quanto a iluminação de destaque e a escolha das luminárias devem estar condizentes com a sua identidade visual, pois cada luminária é projetada para um objetivo. Logo, nem todas vão conseguir produzir o efeito que a sua marca deseja transmitir.
Quanto maior for o escopo e versatilidade das luminárias que seu fornecedor oferece, melhor.

 

3. Preste atenção na temperatura de cor

Sim, a luz possui temperatura de cor e cada temperatura transmite uma sensação diferente, que está diretamente relacionada com a aparência da sua loja.
A dica é: temperaturas mais frias (acima de 4000K) passam a impressão de mais espaço na loja e apelo a tecnologia. Enquanto as temperaturas mais quentes (2700K a 3000K) remetem aconchego e sofisticação.

 

4. Você vende joias? Então utilize duas temperaturas de cor

Para evidenciar a intensidade das cores e dos brilhos, coloque as joias sob luminárias com facho bem fechado e alto IRC (índice de reprodução de cor). E para enaltecer ainda mais o valor dos produtos, experimente utilizar a temperatura de 3000K para “deixar o ouro mais ouro” e 4000K ou 5000K para realçar pratas e diamantes.
Lembre-se que a regra do contraste entre a iluminação específica das joias e a iluminação geral da loja permanece fundamental neste quesito.

 

5. Realce o que deve ser visto

Lembra das peças de teatro, onde a luz mais brilhante é colocada em um determinado local para chamar a atenção? No varejo é a mesma coisa. Apesar de parecer óbvio, este truque de “ponto quente” é muito utilizado para enfatizar novas mercadorias ou ofertas promocionais. Pelos designers de iluminação, também conhecida como “hierarquia da iluminação”.
Vale ressaltar que os fachos de luz e as respectivas angulações devem estar cuidadosamente projetados para evitar sombras entre o cliente e as araras.

 

6. Não subestime as cores

Observe a coloração dos seus produtos. Uma luminária com alto IRC (índice de reprodução de cor) ou com espectro para iluminação especial pode realçar ainda mais a textura, cor e aparência.
Para alguns alimentos ou vestuários com tons mais “tintos”, o segredo está em encontrar o valor de R9 da luz e dar preferência ao IRC maior que 90. E para produtos com tons azulados (como ternos, jeans, peixes etc.), verifique o R12.

 

7. Capriche na sua vitrine

Uma vitrine convidativa e sem restrições é sinônimo de boas vendas.
Uma iluminação brilhante, arrojada e com contrastes intensos é capaz de transformar produtos comuns em campeões de vendas, uma vez que a dinâmica da luz trabalha com movimentos e variações, tanto nos níveis de luz quanto de cor.

 

8. Valorize o provador de roupas

Este lugar merece uma atenção especial, pois é onde a decisão de compra é tomada. Por isso, faça com que o seu cliente se sinta confortável e que a iluminação realce o que há de mais especial no que ele está provando.
Experimente compor luzes lineares quentes com ótima reprodução de cores, em todos os lados do espelho. Seu cliente vai sentir a diferença e o seu faturamento também.
Dica de ouro: já imaginou variar a temperatura de cor e a intensidade luminosa de acordo com a paleta de cores da coleção da sua marca? Pense na importância que esse toque de elegância agregará no valor da sua marca. Converse com nossos especialistas para saber como esta técnica funciona.

 

9. Não esqueça da sua gôndola

De acordo com a publicação da Lux Review, quando suas prateleiras estão iluminadas, os clientes chegam a pegar 2x mais itens, comparado às prateleiras que não tem iluminação individual. É uma excelente oportunidade para utilizar perfis e integrar fita LED de qualidade, direcionar spots ou incluir luminárias com facho assimétrico de modo que sua mercadoria ganhe uma valorização extra ao ser exposta em sua loja.
Caso esteja indeciso em qual opção escolher, a equipe Lumicenter poderá te ajudar a definir qual é a melhor solução para seu projeto.

 

10. Fique de olho na garantia

A garantia existe para que, tanto o fornecedor quanto você, possam estar protegidos e para que as luminárias desempenhem suas funções com êxito, nas mais variadas condições de exposição e temperatura.

 

11. Um projeto de Lighting Design vale cada centavo

Invista em um profissional especializado para projetar uma estratégia mais elaborada de iluminação. Além de valorizar o ambiente, ele pode sugerir elementos diferentes e mais eficazes para destacar produtos e reforçar a identidade da sua loja.

Depois dessas dicas, analise a situação da sua loja hoje e perceba que cada detalhe pode se transformar em aumento de vendas. Se você quer impulsionar o seu faturamento, ou até mesmo tenha alguma dúvida, converse com nossos especialistas para entender qual é a melhor solução para seu ambiente.

 

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